quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O dilema do pão.

Américo é sem dúvida o cara mais engraçado de nós quatro.
Casado com Íris, uma mina firmeza,ele é também o mais novo, acabou de fazer 30 anos.
As semanas que antecederam o aniversário do Américo foram hilárias. Ele que não é quase nada paranóico jurava que ia morrer antes de completar 30 e depois que o aniversário passou ele entrou em crise por já ter chegado nos 30... quem entende???
Em uma de nossas conversas de balcão Américo nos contava a correria que ele e a Íris estavam por causa da mudança de casa.
Eles estavam saindo do bairro do Bixiga para um apartamento no edifício Copan.
Depois que contou da mudança Américo reclamou que a partir do momento que se mudassem ele teria que gastar mais gasolina indo todos os dias do Centro até o Bixiga só pra comprar pão.
Só o Américo mesmo estava vendo sentido naquilo que ele dizia ser um problema, já que perto do Copan existem ótimas padarias mas esse cara sempre tem uma explicação rasoável para coisas aparentemente sem sentido.
Segundo ele, seria impossível mudar de padaria pois já havia sido criado um laço de confiança entre ele e o balconista que o atendera durante anos. Ele se dizia incapaz de abandonar um estabelecimento onde o atendente já sabia uma de suas preferências mais pessoais - 2 pãezinhos torrados e 2 pãezinhos bem branquinhos, nesse aspecto ele e a Íris definitivamente não concordavam -. Isso sem falar que toda vez que saía uma leva fresquinha de pães de queijo o mesmo atendente já separava dois para quando o Américo chegasse.
Pelo que estávamos ouvindo dava para perceber que a relação do nosso amigo com o atendente era quase fraternal, cheia de amor e cumplicidade - o Américo fica puto quando a gente fala isso! - .
Até hoje nosso amigo fiel busca pães no bairro do Bixiga. A Íris já conheceu um estabelecimento novo, tão bom quanto o antigo, principalmente na questão geográfica mas toda vez que tem pãozinho da padaria do bairro o Américo torce o nariz. Segundo ele só aquela padaria do Bixiga faz o pão que ele gosta.
E assim a gente se diverte, a Íris aguenta e com certeza o antigo balconista fica esperando o Américo buscar seus 4 pãezinhos, todos os dias, 2 claros e 2 escuros!
 

2 comentários:

Angelica disse...

Olá! Passei para visitá-lo... Olha, quando eu ia até São Paulo pra tocar (toquei violino bastante tempo) ou meu pai ia até aí, era certeza que ia - ou íamos - para o Bixiga buscar pães e outras guloseimas... Saudade disso!
Você escreve legal! Um beijo e apareça!

Anônimo disse...

Oi Ricardo!
Ehh delícia que é pão quente da padaria que a gente gosta né? Mesmo longe a gente faz maluquices para saborear o que mais curtimos...
Tenho saudades de muitos sabores, té do pãozinho de creme lá da Padaria Progresso, em Itajubá MG. Pena que não posso pegar o carro todos os dias para fazer como seu amigo....
Bjão!
Inté